ACOMETIMENTO DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR EM PACIENTES COM ARTRITE REUMATOIDE

REVISÃO DE LITERATURA

  • Nayara dos Santos Afonso Faculdade Patos de Minas
  • Rosiane Virgínia dos Anjos Faculdade Patos de Minas - FPM
  • Gisele Rodrigues Da Silva Universidade Federal de Uberlândia http://orcid.org/0000-0002-9358-1339
  • Marcelo Dias Moreira de Assis Costa Faculdade Patos de Minas - FPM
  • Leopoldo Henrique Barboza Martins Faculdade Patos de Minas - FPM
  • Lia Dietrich Faculdade Patos de Minas - FPM https://orcid.org/0000-0001-7887-8591
Palavras-chave: Doenças reumáticas. Doenças autoimunes. Artrite reumatoide. Articulação temporomandibular. Transtornos da articulação temporomandibular.

Resumo

 O objetivo desta revisão de literatura é descrever com qual frequência a articulação temporomandibular é envolvida na artrite reumatoide, seus possíveis efeitos sobre essa articulação, e a importância do cirurgião dentista no tratamento da mesma. O método utilizado foi pesquisa bibliográfica em periódicos nacionais, à partir do ano 2001, disponibilizados no Google acadêmico e Scielo. Para a busca dos artigos foram utilizados os descritores: “Doenças reumáticas”. “Doenças autoimunes”; “Artrite reumatoide”. “Articulação temporomandibular”. ”Transtornos da articulação temporomandibular”. A articulação temporomandibular é acometida com frequência nos processos inflamatórios causados pela artrite reumatoide, e as modificações fisiológicas vão depender do grau e severidade da doença. Por isso é imprescindível o acompanhamento pelo cirurgião dentista dos pacientes com artrite reumatoide, devido aos possíveis efeitos causados pela doença envolvendo o sistema estomatognático, com o intuito de controle precoce, tratamento e reestabelecimento desses pacientes.

Biografia do Autor

Rosiane Virgínia dos Anjos, Faculdade Patos de Minas - FPM

Aluna do Curso de Odontologia  da Faculdade Patos de Minas - FPM , formando no ano de 2018, Cidade  Patos de Minas, Minas Gerais, Brasil.

AFONSO, NS et al.
Publicado
26-12-2018
Como Citar
Afonso, N., dos Anjos, R., Da Silva, G., Costa, M., Martins, L., & Dietrich, L. (2018). ACOMETIMENTO DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR EM PACIENTES COM ARTRITE REUMATOIDE. Revista De Odontologia Contemporânea, 2(2), 45-50. https://doi.org/10.31991/2594-8474/v2n22018/ATMAR
Seção
Revisão de literatura