Lesões faciais em mulheres vítimas de violência doméstica: uma revisão narrativa da literatura

  • Lucas da Silva Costa Faculdade Patos de Minas
  • Daniele Gonçalves dos Santos Faculdade Patos de Minas
  • Mariana de Oliveira Andrade Mota
  • Cláudia Maria Oliveira de Andrade
  • Fernando Nascimento
  • Aletheia Moraes Rocha
Palavras-chave: Violência doméstica, Violência de gênero, Lesões faciais

Resumo

A violência doméstica é um assunto que tem merecido cada vez mais destaque, uma vez que não se trata apenas de uma questão sociocultural, mas também de um problema de saúde pública de proporções globais. No que diz respeito à violência doméstica, podemos citar a violência de gênero como uma categoria que abrange a violência doméstica e intrafamiliar. Durante os episódios de agressão várias áreas do corpo são acometidas, sendo a região de cabeça e pescoço uma das áreas mais atingidas, causando lesões extra e intraorais. O objetivo do presente estudo é abordar através de uma revisão narrativa da literatura em consultas realizadas no período de agosto de 2017 a julho de 2018 nas bases de dados Pubmed, Google Acadêmico, Scielo, Bireme, Lilacs e Medline a prevalência de lesões faciais em mulheres vítimas de violência doméstica. Conclui-se que tal violência tem tornado um importante fator etiológico de lesões no complexo maxilo-mandibular, portanto, deve ser tratada como uma questão de saúde pública.

Biografia do Autor

Lucas da Silva Costa, Faculdade Patos de Minas

Cirurgião-dentista pela Faculdade Patos de Minas-FPM, Minas Gerais, Brasil.

Daniele Gonçalves dos Santos, Faculdade Patos de Minas

Cirurgiã-dentista pela Faculdade Patos de Minas-FPM, Minas Gerais, Brasil.

Mariana de Oliveira Andrade Mota

Discente do Curso de Medicina da Universidade de Uberaba- UNIUBE, Minas Gerais, Brasil.

Cláudia Maria Oliveira de Andrade

Professora Adjunta do Curso de Odontologia da Faculdade Patos de Minas-FPM, Especialista em Odontologia Legal pela Associação Brasileira de Odontologia ABO-MG, Minas Gerais, Brasil.

Fernando Nascimento

Professor Adjunto e Coordenador do Curso de Odontologia da Faculdade Patos de Minas-FPM, Mestre em Dentistica.

Aletheia Moraes Rocha

Professora Adjunta do Curso de Odontologia de Patos de Minas – FPM, Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

Publicado
01-01-2021
Como Citar
Costa, L., Santos, D., Mota, M., Andrade, C., Nascimento, F., & Rocha, A. (2021). Lesões faciais em mulheres vítimas de violência doméstica: uma revisão narrativa da literatura. Revista De Odontologia Contemporânea, 5(1), 56-62. https://doi.org/10.31991/v5n12021rocviolencia