Adenocarcinoma Polimorfo de Baixo Grau

  • Lourrane Freitas da Silva FPM
  • Larissa Borges Lima FPM
  • Luis Fernando Veloso FPM
  • Cizelene do Carmo FPM
Palavras-chave: Glândula Salivar., Neoplasia., Adenocarcinoma de Baixo Grau

Resumo

INTRODUÇÃO: O Adenocarcinoma polimorfo de baixo grau (APBG) é uma neoplasia maligna em região de cabeça e pescoço que ocorre frequentemente em glândulas salivares menores. Clinicamente, apresenta-se como nódulo assintomático de diâmetro entre 1 a 4 cm, podendo apresentar dor, ulceração da mucosa de revestimento e radiograficamente apresenta osso com aspecto de “roído de traça”. Apresenta como diagnóstico diferencial adenoma pleomórfico e carcinoma adenoide cístico, sendo a segunda neoplasia maligna de glândula salivar mais frequente. Acomete mais mulheres, particularmente entre a sexta e sétima década de vida, mais frequente em região de palato. O principal tratamento do APBG é excisão cirúrgica local. Em casos graves, além da remoção cirúrgica da lesão é necessário radioterapia complementar.

OBJETIVO: O objetivo é levar o conhecimento dos cirurgiões dentistas sobre o APBG para saber fazer o diagnóstico correto e encaminhar ao tratamento adequado.

METODOLOGIA: Foi efetuada a revisão de literatura sobre o APBG nas bases de dados Scielo, Google acadêmico nos anos de 2010 a 2016.

CONCLUSÃO: Conclui-se que deve ser dada uma atenção especial aos nódulos presentes na região de palato, visto que a proporção de neoplasias de glândulas salivares nesta região é alta e entre elas o paciente pode apresentar o APBG.

Publicado
21-07-2019
Como Citar
da Silva, L., Lima, L., Veloso, L., & Carmo, C. (2019). Adenocarcinoma Polimorfo de Baixo Grau. Revista De Odontologia Contemporânea, 3(1 Supl 1), 16. https://doi.org/10.31991/iiisdpbucalv3n1201916
Seção
Resumos ANAIS Simpósio de Detecção e Prevenção Câncer de Boca Noroeste Minas