Melanoma: Lesão de alto grau maligno em cavidade oral.

  • Carlos Roberto Camargos Junior FPM
  • Romênia Costa Santana
  • Isabela Caixêta Matos
  • Roberto Wagner Goés
  • Lia Dietrich
  • Marcelo Dias Moreira de Assis Costa
Palavras-chave: Patologia;, Cavidade Oral, Melanoma

Resumo

Introdução: O Melanoma é uma neoplasia de origem melanocítica. É um tumor raro na cavidade bucal, todavia, de grande potencial maligno. Dentre os fatores etiológicos dessa lesão encontra o uso de substâncias ilícitas e lícitas e traumatismo. O Melanoma Bucal apresenta-se em quatro formas clínicas: Melanoma de disseminação superficial; Melanoma amelanótico; Lentigo Maligno e; Melanoma Nodular.

Objetivo: O trabalho apresentado tem por finalidade alertar todos cirurgiões-dentistas e acadêmicos sobre alterações da lesão apresentando características clínicas do melanoma bucal.

Metodologia:  A metodologia do trabalho consiste em uma breve revisão de literatura acerca do tema exposto fundamentada em pesquisas das palavras chave em artigos de 2007 à 2008 pela base de dados do Google Acadêmico.

Conclusão: Apesar de se tratar de uma lesão rara, deve-se voltar a atenção clinicamente buscando conhecer o máximo do paciente e estar atento sobre as condições orais, para que, quanto mais cedo diagnosticado, melhor será o prognóstico por se tratar de seu alto grau de malignidade.

Publicado
21-07-2019
Como Citar
Camargos Junior, C., Santana, R., Matos, I., Goés, R., Dietrich, L., & Costa, M. (2019). Melanoma: Lesão de alto grau maligno em cavidade oral. Revista De Odontologia Contemporânea, 3(1 Supl 1), 51. https://doi.org/10.31991/iiisdpbucalv3n1201951
Seção
Resumos ANAIS Simpósio de Detecção e Prevenção Câncer de Boca Noroeste Minas